A primeira aula do curso TAMBOR reafirma a força da mídia periférica, representada por jovens de diversas partes do Rio de Janeiro que lutam dia-a-dia pela democratização da comunicação
O dia 05 de maio marca o início do curso TAMBOR, projeto que vem sendo forjado e desenvolvido há quase dois anos pela Rádio Mutirão em consulta com comunicadores independentes, educadores populares da América Latina, universidades e organizações de direitos humanos.
A aula de abertura contou com a presença de 20 jovens de diversas partes da cidade – dos 30 selecionados para a turma de 2018 – que vem usando a comunicação de diversas formas na luta por direitos e afirmação cultural de suas quebradas. Vindos de coletivos do Complexo do Alemão, Maré, Vila Vintém, Baixada Fluminense, Jacaré, Cidade de Deus e vários outros territórios, os presentes conheceram as bases do projeto e como as práticas da comunicação popular serão trabalhadas e compartilhadas durante as aulas do curso, palestras e atividades complementares.
O entusiasmo do grupo, os relatos compartilhados e o compromisso coletivo com uma comunicação popular de luta, fortalecem nosso sonho de realizar esse curso e nos dá ainda mais energia para seguir.
Agradecemos a todos e todas participantes pela disposição e seriedade, e principalmente pela clareza de identificar na comunicação popular uma trincheira de luta na defesa dos direitos do povo.
Que o nosso TAMBOR toque alto e faça muito barulho, e que a gente possa dançar afinal.