[TAMBOR] Aula de Câmera e Produção Audiovisual com Jason Ohara

Assista às aulas completas no final dessa postagem

Nome do Curso: Produção Audiovisual
Nome do Facilitador(a): Jason O’Hara
Carga horária: Noites de quinta-feira 10 de maio, 17, 24
Objetivo do curso: (que habilidades você espera que os participantes adquiram durante o processo?)

 

O módulo de produção audiovisual será focado no desenvolvimento de habilidades de produção de vídeo – onde “produção” refere-se à gravação de imagens e som em movimento (aquisição de conteúdo versus pós-produção, o que implica organizar e estruturar esse conteúdo por meio de edição). Todas as tecnologias de gravação mais importantes e suas configurações associadas serão explicadas; diferentes tipos de microfones, gravadores de áudio digital, tipos de cabos, tipos de conexões de áudio, técnicas de boom, diferentes tipos de câmeras (DSLR vs handycam), lentes, tripés, mídia de gravação, etc.

Alguma teoria muito básica será introduzida, mas somente quando for absolutamente necessário entender várias configurações de equipamentos – o curso procurará familiarizar os alunos com a ampla gama de equipamentos de produção e entender o significado real de suas configurações (vs. apenas memorizar configurações). Embora o foco esteja nas tecnologias de imagens em movimento (vídeo), também precisaremos explicar alguns princípios básicos da fotografia.

Enquanto o curso é focado quase exclusivamente em habilidades práticas usando equipamentos de gravação de vídeo e som, falarei também sobre as muitas diferenças entre documentário e jorunalismo, e falo sobre a arte do documentário como um modo único de contar histórias.

Descrição do Conteúdo que será compartilhado em linhas gerais: especificamente nós cobriremos:

– Configurações da câmera de vídeo:
– Conexões de áudio
– Formatos de vídeo
– frame rates, resoluções e bit-rates
– progressivo vs. entrelaçado
– Balanço de Brancos
– Abertura / Iris
– Exposição
– perfis de cor lisa
– Foco e Pico
– ISO / Gain – controlando o ruído
– filtros ND
– Sensores de colheita vs. full frame
– Gerenciamento de mídia
– Acessórios Essential Video
– controlar a profundidade de campo
– lanterna Mágica

Material complementar: (Textos, videos, audios ou publicações)

 

Ainda estou desenvolvendo os detalhes, mas uso muitos vídeos do YouTube nos workshops que dou e os considero extremamente eficazes! porque é muito difícil demonstrar pequenos dispositivos com telas de menus muito pequenas para grandes grupos, e há vídeos de demonstração de alta qualidade no YouTube, e mesmo no programa de mestrado em que leciono na universidade, eu incorporo muitos desses vídeos do YouTube que Eu cuido para apoiar minhas lições, às vezes apenas fazendo parte de um vídeo. Eu faço o download de todos os clipes de vídeo com antecedência e insiro-os no meu powerpoint combinado com minhas próprias lições

Embora não necessariamente esses vídeos que acabei de encontrar rapidamente como exemplos, vou usar vídeos portugueses como estes para complementar as lições:

https://www.youtube.com/watch?v=gGWeiN24aKo
https://www.youtube.com/watch?v=Qa3A7x2vKpA

Eu vou encontrar os melhores vídeos para incluir, que eu estou começando a baixar agora. Em minha discussão sobre o documentário como uma forma artística de comunicação, e em contraste com o jornalismo, gostaria de mostrar o clássico documentário brasileiro:

ILHA DAS FLORES:
https://www.youtube.com/watch?v=VxVyePgx5q8

Estrutura necessária: (equipamentos, impressos, encargos gerais)

 

A configuração principal será o meu laptop e projetor, e terei uma apresentação em powerpoint pronta para cada aula, com vários vídeos aninhados dentro da apresentação, portanto, precisarei de áudio amplificado do meu computador. Também precisarei de acesso a todos os equipamentos de gravação de vídeo e som para os alunos experimentarem durante as aulas.

Aula 10 de Maio

Aula 17 de Maio

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPT_BR
es_MXES pt_BRPT_BR