[RJ] Ocupação Chiquinha Gonzaga na zona portuária denuncia a campanha midiática da Globo contra o direito à moradia

Segundo informações obtidas por moradores junto a Defensoria Pública, está sendo articulada a remoção da Ocupação Chiquinha Gonzaga entre prefeitura e Iterj (Instituto de Terras e Cartografia do Rio de Janeiro), depois do massacre midiático apresentado pelas reportagens da TV Globo. Chegou ao conhecimento do Nuth (Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria), um pedido de apoio ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para a desocupação da Chiquinha.

A Chiquinha é uma das poucas ocupações de moradia popular do centro que sobreviveu à política de remoções para Copa e Olimpíadas. Os moradores estão sendo criminalizados, embora a responsabilidade da existência de tráfico de drogas na Rua Barão de São Félix seja inteira responsabilidade do Estado (em primeiro lugar a PM).

Em vista disso, moradores estão se mobilizando e HOJE (17/05) haverá MANIFESTAÇÃO no CRAS da Av. Marechal Floriano. Os moradores irão se concentrar em frente à Ocupação a partir das 10h com faixas e cartazes e pedem apoio.

Avisem os amigos militantes, e especialmente pessoas para fazerem registros de imagem e cobertura independente. Mas quem puder também acione a mídia comercial.

PELO DIREITO À MORADIA!
A CHIQUINHA GONZAGA É DO POVO!

Fotos: manifestação dos moradores no Incra (proprietário do prédio) no início da Ocupação (2004), logotipo da OCG.

Nota de esclarecimento sobre a situação da ocupação chiquinha Gonzaga hoje.

Desde uns anos estamos convivendo aqui com a presença do poder do tráfico no nosso prédio. A semana passada teve uma operação da pm RJ ( muitas operações acontecem aqui desde anos) depois que o tráfico se instalou aqui. Na ultima segunda feira dia 14/05 saiu na mídia uma reportagem sobre este problema da ocupação acusando nós de envolvimento com o tráfico, tudo para desarticular nossa moradia.

Ontem ficamos sabendo que o cras está articulado uma reunião hoje para tratar de um possível desalojo, então décimos em reunião de moradores que iremos hoje pela manhã no cras fazer um ato contra isso tudo que estão querendo nos impor.
Também fomos no iterj saber oque podem fazer para nos ajudar neste momento mas até agora só disseram para esperar que vão remarcar outra reunião com nos. Estamos nos organizando para uma possível remoção. Tem muitos moradores que estão sem participação neste processo de úniao.
Rio _16/05/2017.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPT_BR
es_MXES pt_BRPT_BR