[Podcast] Venezuela e a ajuda humanitária

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou na tarde de quinta-feira 21 que fechará a fronteira terrestre com o Brasil

O anúncio realizado após reunião do presidente com a cúpula militar venezuelana determina que o fechamento ocorra partir das 20h dessa mesma quinta feira dia 21. A declaração realizada dois dias antes da chegada da ajuda humanitária pedida pelo opositor Juan Guaidó e oferecida pelos Estados Unidos com o auxílio de países vizinhos, como o Brasil e Colômbia.

Maduro disse que considera fechar também a fronteira com a Colômbia, diante do que ele chamou de “provocação e agressões” do governo de Iván Duque, que apoiou e deu suporte à iniciativa dos Estados Unidos de enviar ajuda humanitária ao país.

Enviadas pelos Estados Unidos, toneladas de mantimentos e medicamentos estão paradas na cidade colombiana Cúcuta e na cidade brasileira de Roraima. A entrada destes itens foi bloqueada por Caracas.

spotify-podcast-badge-blk-grn-330x80

Juan Guaidó, no entanto, afirmou que a ajuda humanitária entrará no país no próximo sábado, apesar dos bloqueios montados por Maduro. E Maduro se nega a recebê-los, alegando que as doações são parte de um “show” com objetivo de invadir o país militarmente e tirá-lo do poder.

O líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, com o apoio dos Estados Unidos se autoproclamou presidente interino da Venezuela após 13 dias da posse do presidente eleito Nicolas Maduro e declarou assumir os poderes executivos de Maduro, formando um governo de transição para organizar novas eleições.

Escute a entrevista com Inácio Lemos, jornalista da Telesur e Melânio Escobar da Rádio Humano Derecho.

 

Atualização: 22/02/2019 17:00h

Na quarta-feira, dia 20/02, Caracas anunciou o fechamento da fronteira marítima do país com as ilhas das Antilhas Holandesas devido a oposição  ao plano da ajuda humanitária estadunidense.

venezuela-fronteiras

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPT_BR
es_MXES pt_BRPT_BR