[Podcast] #QuemMandouMatarMarielle – Entrevista com Deley de Acarí

Um ano da morte de Marielle Franco, diversas cidades se mobilizaram para exigir justiça e perguntar: Quem Mandou Matar Marielle? Estivemos no Rio de Janeiro e conversamos com Deley de Acarí

Milhares de pessoas se concentraram na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, diante do palco montado pela organização do ato e fizeram um evento forte e imponente.

Exatamente em frente à Câmara dos Vereadores onde Marielle cumpria seu mandato, diversos grupos, artistas, ativistas e movimentos sociais empunharam o microfone para compartilhar suas palavras de solidariedade e indignação. A expressão cultural negra e favelada impôs sua voz e gritou alto para todo mundo escutar: “Não nos curvaremos diante do genocídio no nosso povo” e “Não descansaremos enquanto não soubermos quem mandou matar Marielle Franco”.

20190314_173729

 

Nesse tom, conversamos com o poeta, defensor de direitos e treinador esportivo Deley de Acarí, que também é integrante do coletivo de comunicação Fala Akarí. Figura importante na defesa de direitos humanos na cidade, porque vêm enfrentando a ação dos grupos de extermínio há mais de 20 anos e conhece como ninguém os bastidores da polícia militar, dos Cavalos Corredores, do 9o batalhão e nunca se furtou em denunciar. Mesmo quando sua própria vida esteve ameaçada. O que não foram poucas vezes. Lembrando que pouco antes de Marielle ser assassinada, ela havia divulgado denúncias sobre a ação de policiais em Acarí. Algumas imprensas chegaram a destacar esse fato como possível motivo de sua morte.

spotify-podcast-badge-blk-grn-330x80

53708763_515882278819293_916139970463268864_o

Mas esse podcast não é sobre Deley, é sobre Marielle Franco e tudo que ela representava e representa ainda mais agora…como mulher negra, favelada, professora, militante LGBT, como mito que se forma após sua morte. E como semente, que há de germinar e florescer uma primavera de luta no nosso horizonte.

Deley começa a entrevista dizendo que sua memória é de quando Marielle dava aulas no pré-vestibular comunitário, antes da vida parlamentar. E que até hoje vê o resultado disso com o ingresso de jovens da favela nas universidades.

Escuta aí, e dá um desconto pros problemas técnicos. Nosso link ao vivo estava super precário, mas a entrevista com o Deley tá bem interessante.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPT_BR
es_MXES pt_BRPT_BR