[Podcast] Amazônia: A luta indígena pela proteção de suas terras

Diversas lideranças, organizações ambientais e de direitos humanos se reuniram em Manaus para pensar estratégias de proteção dos territórios e populações indígenas da região

O presidente eleito Jair Bolsonaro do PSL nunca economizou nas palavras para atacar as conquistas históricas dos povos indígenas do Brasil. Já em campanha antecipava os retrocessos que seu governo pretende promover, e em seus primeiros dias de governo já efetivou mudanças nos ministérios e na FUNAI, que por fim desenham um cenário de agravamento da situação que já enfrentam esses povos na proteção de suas terras.

spotify-podcast-badge-blk-grn-330x80

Povos Guajajara, Karipuna, Wapixana, Kaapor, sindicatos de trabalhadores rurais, além de organizações de proteção ambiental e de direitos estiveram reunidas por dois dias em Manaus para discutir a implementação do projeto “All Eyes On Amazon” – Todos Os Olhos Na Amazônia. Que visa promover uma série de atividades de formação, monitoramento e comunicação para proteção e garantia dos direitos dos povos indígenas sobre seus territórios.

As lideranças apresentaram as problemáticas que enfrentam, como extração de madeira, caça e pesca ilegais, além da invasão de suas terras para plantio de maconha, e todas as ameaças e ataques que sofrem por parte do estado e da iniciativa privada, por serem intransigentes na proteção de suas áreas.

Escute o podcast que produzimos com a Witness Brasil, com entrevistas e comentários desses participantes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPT_BR
es_MXES pt_BRPT_BR