[documental] Lula Golbery Odebrecht da Silva

Um dos grandes mistérios da história politica brasileira é compreender por que, afinal, os próceres do regime militar deixaram um jovem e desconhecido metalúrgico Luís Inácio da Silva, sem origem partidária e sem referência, sem grandes articulações, de repente se transformar em grande líder. Lula tem estrela? Sorte? É um predestinado? Ou teria sido construído, meticulosamente, nos arquivos secretos da ditadura? Fala-se inclusive, entre os militares da repressão, que Lula seria invenção do general Golbery do Couto e Silva”

Assista o documentário em curta metragem:

A tese de que Lula teria sido “escolhido” pelo General Golbery do Couto e Silva para liderar um Partido Trabalhista “Light” sem a influência do Partido Comunista e dos líderes da velha esquerda brasileira, ganha força com recente depoimento do empresário Emílio Obebrecht para Operação Lava Jato.

Se Golbery foi o estrategista que abriu caminho para Lula se tornar o maior líder sindical do país, Emílio Odebrecht, segundo suas próprias palavras foi um de seus mentores e financiadores. O depoimento do patriarca da família Odebrecht e de todos os seus “colaboradores” expõe as entranhas do jogo do poder e a relação promíscua entre o Estado e corporações e joga no lixo da história, os principais partidos e quadros políticos da redemocratização encerrando de uma vez por todas, a falsa polarização que tomou conta do horizonte político brasileiro nos últimos 30 anos.

 

Comentários

Comentários

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *

es_MXES
pt_BRPT_BR es_MXES