Bombozila – plataforma online de filmes independentes da América Latina

Mais de 150 filmes de dentro das lutas populares estão catalogados e disponíveis gratuitamente no portal

Há quase dez anos grupos e organizações audiovisuais comunitárias da América Latina e Caribe vêm se organizando para compartilhar aprendizados e solidariedade na frente da realização audiovisual popular. Umas das principais bandeiras é a Semana Pela Soberania Audiovisual, que reúne mostras e oficinas em diversos países simultaneamente de maneira auto-gestionada, para afirmar e implementar um circuito de distribuição autônomo e desconectado dos grandes festivais comerciais, estimulando a produção local e comunitária.

Nesta agenda diversos filmes realizados pelos movimentos sociais são projetados e debatidos em mostras gratuitas e não competitivas. No Brasil organizamos a SXSA em 2015 e 2017 e já começamos a preparar as bases para a edição de 2018. Em breve divulgaremos a chamada para a 3a edição Brasileira que deve ocorrer em novembro. Veja a memória das edições passadas aqui.

Em 2016 nós da Rádio Mutirão criamos a plataforma online BOMBOZILA, para organizar e categorizar essa potente produção, e sobretudo facilitar o acesso por parte dos movimentos sociais e do público em geral.

screen-shot-2018-05-21-at-8-09-18-am

Os filmes que antes poderiam ser esquecidos nos Youtubes e demais redes sociais da vida, no BOMBOZILA integram uma leitura coletiva e continental da situação sócio-política, sobretudo compartilhando estórias de resistência e capacidade popular de se auto-organizar. Apresentando uma narrativa ampla sobre como o capital transnacional extrativo avança sobre nossos territórios e como os diversos movimentos populares se organizam para resistir no campo e na cidade.

A plataforma não conta com nenhuma fonte de financiamento, e é viabilizada pelo compromisso dos envolvidos na nossa rádio, bem como a colaboração de realizadores e grupos comunitários de todo continente que nos enviam seus filmes.

Se você integra um grupo de cinema comunitário e quer que seu filme faça parte desse projeto continental…envie um email pra mutiraolab@gmail.com que passamos todos os detalhes. #FilmaELuta #CineDeGuerrilha

 

Comentários

Comentários

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *

es_MXES
pt_BRPT_BR es_MXES