[ Chile ] Atentado à liberdade de expressão em Rancágua

Na noite quinta-feira 12 de abril, o sinal 102,9 FM da rádio comunitária do Chile Rádio Manque, foi interferido por um sinal de rádio comercial da Rádio Carolina, de propriedade da Bethia Holding, que possui o canal Mega TV e diversas estações FM.

O grupo que detém as emissoras Rádios Infinito, Romântico e Tempo, além da Isapre Colmena e com participação em outras empresas como Falabella e Sodimac, interferiu no sinal de rádio da emissora comunitária Rádio Manque – nossas amigas e amigos com quem nos solidarizamos e lutamos por uma mídia popular e democrática.

Como Radio Manque sempre defendeu a comunicação comunitária como um direito, nós da Rádio Mutirão queremos denunciar as ações ilegais dessa empresa de comunicação hegemônica que, segura da impunidade e subserviência dos governos, acredita que podem replicar transmissões nos territórios a seu bel prazer e impor repetidores de sinal sem relação nenhuma com a cultura e as concessões locais. Protegidos inclusive pela legislação chilena que garante a prática das comunicações como instrumento do mercado.

Isso é mais um avanço contra a mídia popular de Rancágua, que encontra precedentes no ataque realizado contra a Radio Manque em outubro de 2015, no qual a PDI (Polícia de Investigações do Chile) confiscou equipamentos e prendeu comunicadores da organização que mantém a emissora comunitária.

Apoiamos e amplificamos a decisão da Rádio Manque de declarar que: “Mais uma vez defenderemos o direito à comunicação contra a comercialização da mídia, chegaremos a todas as instâncias para resolver este problema o mais rápido possível e continuar com nosso sinal no ar. Nós pedimos que vocês continuem ouvindo a Rádio Manque pelo sinal online em http://www.radiomanque.org e em breve traremos novas informações”.

A comunicação é um direito humano e todos os ataques contra hermanas e hermanos da mídia independente na América Látina e Caribe serão denunciados aqui na nossa página em nossas produções diversas.

#MediosLibresUnidos

cropped-logo-manque-rojo-e1489197590657

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPT_BR
es_MXES pt_BRPT_BR